Projecto OSTM

Um Olhar Sobre o Turismo em Moçambique

Turismo em Moçambique

           O potencial do turismo em Moçambique é inegável: dispõe de uma extensa e variada gama de recursos turísticos que o colocam numa situação privilegiada e competitiva no mercado turístico regional. Talvez seja por isso que a já algum tempo é considerado um dos destinos turísticos de primeira classe em África. Constitui um local onde tem acorrido gente proveniente de diferentes cantos do mundo com o intuito de praticar várias vertentes do turismo.

             O número de turistas tem crescido consideravelmente no país devido às características relevantes dos seus recursos naturais, culturais e valor histórico das zonas que mais interesse turístico. Moçambique tem despertado os entusiastas de cultura ou os que procuram aventura, lazer, negócios, ecoturismo e turismo religioso. 

             As vantagens comparativas juntamente com a sua localização estratégica e a qualidade dos recursos naturais, constituem oportunidades ímpares a explorar. Este país do Índico oferece ambientes urbano, costeiro e rural que com seus recursos hídricos, naturais e faunísticos configuram a beleza paisagística, alegrando os olhares de quem a contempla. Nas inúmeras áreas de conservação para fins turísticos, podem desenvolver-se actividades de ecoturismo, turismo cinegético (turismo no espaço rural que visa a prática da caça desportiva), mergulho recreativo e outras actividades.

 
             As infra - estruturas turísticas tem vindo a melhorar devido aos vários investimentos que foram e continuam a ser feitos, na área de turismo, predominantemente em cabanas urbanas, locais de campismo e acomodação. A procura de lazer com base nas praias tem vindo a estimular o desenvolvimento do alargamento nas instâncias turísticas.  Os avanços significativos que se constatam a nível de investimentos na área do turismo são visíveis através do incremento do número de hotéis das mais variadas categorias, melhoria dos complexos turísticos, vias de acesso, criação de condições para facilitar as transacções financeiras.                  

 

Regiões de Moçambique

As três regiões de Moçambique, o sul, o centro e o norte têm cada uma a sua própria identidade, forças de recursos, prioridades de desenvolvimento e parceiros regionais.

                                    

Conhecida como a pérola do Índico, Moçambique conta com cerca de 2800 km de extensão ...

Adler Lopes

Diana Angaroni

Sonali Himatlal

Tiago Simões

Sul de Moçambique: Províncias de Maputo, Maputo Cidade, Gaza, Inhambane.

Nota-se que esta região está a beneficiar de níveis consideravelmente elevados de desenvolvimento e detêm a melhor infra-estrutura de todo o país. Esta é a região aonde se concentra o turismo.


O turismo de negócios encontra-se concentrado em Maputo-cidade, enquanto a costa norte da província de Inhambane fornece infra-estruturas que proporcionam maior conforto aos que frequentam as praias e outros locais adjacentes e de seu interesse. Por sua vez, o turismo de lazer progride satisfatoriamente em várias partes das províncias de Maputo, Gaza e Inhambane. Existem vários empreendimentos turísticos, nessa região, destacando-se a província de Inhambane (Vilanculos e Bazaruto) que mais investimentos tem na área. As infra - estruturas turísticas são acessíveis e das mais variadas gamas e, talvez seja por isso que verifica-se o registo de uma intensa
actividade turística. As praias de Bilene, Xai Xai, Macaneta são indispensáveis para um bom turismo familiar; a Ponta d’Ouro e a Ponta Malongane constituem principais pólos de atracão turística para os praticantes e admiradores de desportos aquáticos.

 

O facto desta parte do território moçambicano possuir atractivos turísticos derivados do ambiente ecológico, da ocorrência de fenómenos naturais, reforça o interesse dos turistas em conhecer e usufruir do privilégios de entrar em contacto com tais paisagens lindas.

Centro de Moçambique: Províncias de Sofala, Manica, Tete.

Nesta região existem muitas atracões turísticas desde praias, facilidades de negócio,  mas o que mais atrai aos turistas são os animais exóticos existentes à volta dos territórios que constituem zonas de conservação e preservação de espécies selvagens, por isso pode-se dizer que a natureza e negócios fornecem  uma excelente base para o turismo. Os sinais de recuperação das espécies e dos animais de pequeno porte estão a ser cada vez mais vistos, com a reposição das reservas.


O Parque Nacional de Gorongosa, hoje em reestruturação, é uma das reservas de animais mais famosas da África Austral e a caça nas cotadas do centro figurava entre as melhores do mundo. Esta região conta também com a  reserva de búfalos de Marromeu .


A cidade da Beira é a segunda cidade de Moçambique e um centro económico de importância regional. O seu porto desempenha um papel importante na ligação de Moçambique com o Zimbabwe e outros países vizinhos localizados no centro. Actualmente, o crescimento do turismo da cidade da Beira baseia-se no comércio e negócios.

Norte de Moçambique: Províncias de Cabo Delgado, Nampula, Niassa e Zambézia.

Vários investidores têm concentrado suas atenções sobre esta região devido ao potencial turístico que possui (chamam-na de “jóia do turismo”), assim como produtos turísticos que carecem de exploração. Nota-se um interesse crescente por parte de empreendedores em novos projectos de infra-estruturas direccionadas ao turismo. É o caso de hotéis, pousadas, parques de campismo, dentre outras estâncias turísticas.

 
Nesta região turística destacam-se as ilhas de Moçambique (declarado património mundial da humanidade pela UNESCO) e do Ibo (a vida marinha e a beleza do que é provavelmente um dos mais lindos arquipélagos no mundo), o arquipélago das Quirimbas, a selva intacta e extensa da Reserva do Niassa e a biodiversidade única do Lago Niassa.


O turismo encontra-se principalmente concentrado em Nampula, Nacala e Pemba. O corredor de Nacala é um dos catalisadores importantes do desenvolvimento da região: liga Nacala e Nampula ao Lago Niassa e ao Malawi pelas vias aéreas, rodoviária e lacustre.

Free Web Hosting