Projecto OSTM Um Olhar Sobre o Turismo em Moçambique |
Turismo em Moçambique |
O potencial do turismo em Moçambique é inegável: dispõe de uma extensa e variada gama de recursos turísticos que o colocam numa situação privilegiada e competitiva no mercado turístico regional. Talvez seja por isso que a já algum tempo é considerado um dos destinos turísticos de primeira classe em África. Constitui um local onde tem acorrido gente proveniente de diferentes cantos do mundo com o intuito de praticar várias vertentes do turismo.
|
O número de turistas tem crescido consideravelmente no país devido às características relevantes dos seus recursos naturais, culturais e valor histórico das zonas que mais interesse turístico. Moçambique tem despertado os entusiastas de cultura ou os que procuram aventura, lazer, negócios, ecoturismo e turismo religioso. As vantagens comparativas juntamente com a sua localização estratégica e a qualidade dos recursos naturais, constituem oportunidades ímpares a explorar. Este país do Índico oferece ambientes urbano, costeiro e rural que com seus recursos hídricos, naturais e faunísticos configuram a beleza paisagística, alegrando os olhares de quem a contempla. Nas inúmeras áreas de conservação para fins turísticos, podem desenvolver-se actividades de ecoturismo, turismo cinegético (turismo no espaço rural que visa a prática da caça desportiva), mergulho recreativo e outras actividades.
Regiões de Moçambique As três regiões de Moçambique, o sul, o centro e o norte têm cada uma a sua própria identidade, forças de recursos, prioridades de desenvolvimento e parceiros regionais.
|
Conhecida como a pérola do Índico, Moçambique conta com cerca de 2800 km de extensão ... |
Adler Lopes Diana Angaroni Sonali Himatlal Tiago Simões |
Sul de Moçambique: Províncias de Maputo, Maputo Cidade, Gaza, Inhambane. Nota-se que esta região está a beneficiar de níveis consideravelmente elevados de desenvolvimento e detêm a melhor infra-estrutura de todo o país. Esta é a região aonde se concentra o turismo.
O facto desta parte do território moçambicano possuir atractivos turísticos derivados do ambiente ecológico, da ocorrência de fenómenos naturais, reforça o interesse dos turistas em conhecer e usufruir do privilégios de entrar em contacto com tais paisagens lindas. |
Centro de Moçambique: Províncias de Sofala, Manica, Tete. Nesta região existem muitas atracões turísticas desde praias, facilidades de negócio, mas o que mais atrai aos turistas são os animais exóticos existentes à volta dos territórios que constituem zonas de conservação e preservação de espécies selvagens, por isso pode-se dizer que a natureza e negócios fornecem uma excelente base para o turismo. Os sinais de recuperação das espécies e dos animais de pequeno porte estão a ser cada vez mais vistos, com a reposição das reservas.
|
Norte de Moçambique: Províncias de Cabo Delgado, Nampula, Niassa e Zambézia. Vários investidores têm concentrado suas atenções sobre esta região devido ao potencial turístico que possui (chamam-na de “jóia do turismo”), assim como produtos turísticos que carecem de exploração. Nota-se um interesse crescente por parte de empreendedores em novos projectos de infra-estruturas direccionadas ao turismo. É o caso de hotéis, pousadas, parques de campismo, dentre outras estâncias turísticas.
|