Turismo

     Embora não haja uma definição única do que seja Turismo, as recomendações da Organização Mundial de Turismo/Nações Unidas sobre Estatísticas de Turismo, o definem como um conjunto de actividades que as pessoas realizam durante suas viagens e permanência em lugares distintos dos que vivem, por um período de tempo inferior a um ano consecutivo. Tem como fins o lazer, os negócios e outros, sendo o turista por consequência um visitante que se desloca voluntariamente por período de tempo igual ou superior a vinte e quatro horas para local diferente da sua residência e do seu trabalho sem, este ter por motivação, a obtenção de lucro.

 

 

 

Projecto OSTM

Um Olhar Sobre o Turismo em Moçambique

             Segundo a OMT, dependendo de uma pessoa estar em viagem para, de ou dentro de um certo país, as seguintes formas podem ser distinguidas:

 

· Turismo receptivo - quando não-residentes são recebidos por um país de destino, do ponto de vista desse destino.

· Turismo emissivo - quando residentes viajam a outro país, do ponto de vista do país de origem.

· Turismo doméstico - quando residentes de dado país viajam dentro dos limites do mesmo.

 


 

Tipos de Turismo:

 

A identificação dos tipos de turismo resulta das motivações e das intenções dos viajantes, podendo seleccionar – se uma enorme variedade, dada a grande diversidade dos motivos que levam as pessoas a viajar. Nesse sentido, podemos identificar os seguintes:

 

Turismo de Recreio:

Este tipo de turismo é praticado pelas pessoas que viajam para “mudar de ares”, por curiosidade, ver coisas novas, desfrutar de belas paisagens, das distracções que oferecem as grandes cidades ou os grandes centros turísticos.

 

                 Turismo Cultural:

As viagens das pessoas incluídas neste grupo são provocadas pelo desejo de ver coisas novas, de conhecer as particularidades e os hábitos doutras populações, de conhecer civilizações e culturas diferentes, de participar em manifestações artísticas ou, ainda, por motivos religiosos.

                

Turismo de Repouso:

                 A deslocação dos viajantes incluídos neste grupo é originada pelo facto de pretenderem obter um relaxamento físico e mental, de obterem um benefício para a saúde ou de recuperarem fisicamente dos desgastes provocados pelo “stress”, ou pelos desequilíbrios psicofisiológicos provocados pela agitação da vida moderna, ou pela intensidade do trabalho.

 

Turismo Desportivo:

                 Hoje as motivações desportivas respeitam as camadas cada vez mais vastas das populações de todas as idades e de todos os estratos sociais, quer se trate de assumir perante as actividades desportivas uma atitude quer passiva ou activa.

                 No primeiro caso, o objectivo da viagem é o de assistir às manifestações desportivas como os jogos olímpicos, os campeonatos de futebol, os jogos de invernos e mais.

                 No segundo, o objectivo centra – se nas práticas de actividades desportivas como a caça, a pesca, os desportos náuticos, o alpinismo, o ski, o ténis, o golfe, etc.

 

Turismo de Negócio

                          As profissões e os negócios têm como consequência movimentos turísticos importantes e de grande significado económico, hoje desenvolvido pelo crescente grau de internacionalização das economias e das empresas, pelo aumento das reuniões científicas e pela proliferação de manifestações de divulgação de produtos, como as feiras e as exposições.

 

Turismo Político:

A participação em acontecimentos ou reuniões políticas provocam uma movimentação significativa de pessoas, quer se trate de ocasiões esporádicas, quer de reuniões ou acontecimentos regulares. São exemplos das primeiras as comemorações do duplo centenário da Revolução Francesa, em Paris, os funerais do Imperador do Japão e a coroação da Rainha de Inglaterra; são exemplos das segundas as reuniões originadas pelos trabalhos da União Europeia em Bruxelas, ou pelo Parlamento Europeu em Estrasburgo.

 

Turismo de Saúde:

Termalismo:

O termalismo é praticado desde, pelo menos, os tempos da ocupação romana. As qualidades terapêuticas das águas foram desde então utilizadas, tendo atingido, a nível europeu o seu maior desenvolvimento, nos séculos XVIII e XIX.

 

Talassoterapia:

Os centros de talassoterapia atraem cada vez mais clientes, quer por motivos de saúde (curativos ou preventivos), quer para consumo de produtos para “manter a forma”.

 

Turismo religioso:

O Turismo religioso tem normalmente três tipos de abordagem:

                                  A abordagem espiritual – o turismo é um meio do indivíduo se aproximar de Deus. O participante encara a peregrinação como parte integrante da sua prática religiosa.

                                  A abordagem sociológica – o turismo religioso é um meio para o crente conhecer melhor a história do grupo a que pertence.

                                  A abordagem cultural – a visita a lugares de culto e a santuários é um modo do indivíduo, crente ou não, compreender as religiões, que influenciam as nossas sociedades, no plano histórico, sociológico e simbólico.

 

Turismo étnico e de carácter social:

Incluem – se neste grupo as viagens realizadas para visitar amigos, parentes e organizações, para participar na vida em comum com as populações locais, ou por razões de prestígio social.

Capital, superfície, limites, principais produtos, etnias mais representadas e lugares para visitar...

Viver em Moçambique tem sido para Mara uma experiência de intenso aprendizado e grande crescimento pessoal...

Free Web Hosting