Entrevistas/ Downloads |
Projecto OSTM Um Olhar Sobre o Turismo em Moçambique |
Viver em Moçambique tem sido para Mara uma experiência de intenso aprendizado e grande crescimento pessoal. Ao lado das belezas naturais e do jeito amistoso de sua gente, Moçambique tem também grandes desafios a superar. Conheça com a Mara um pouquinho de Moçambique…
Nome:
Onde nasceu e cresceu?
Em que país e cidade mora?
Há quanto tempo você reside neste local?
Fala a língua local? Acredita que é importante aprender a língua local? Além de Português, que é o idioma oficial, Moçambique possui cerca de 15 outras línguas faladas regionalmente. Embora considere que aprender o idioma local é um exercício de integração cultural muito interessante, confesso que não me esforcei muito para aprender as línguas das duas regiões do país onde morei. Como a minha perspectiva de permanência em termos de tempo passou por várias indefinições, não cheguei a investir muito para aprender Changana (língua do Sul) ou Nyungue (língua da Província de Tete). No geral, os Moçambicanos acham muito engraçado quando vêem um estrangeiro utilizando expressões das suas línguas locais.
O que pensa sobre seu novo país e o local onde mora? O povo Moçambicano é extremamente receptivo e amistoso. A cidade de Maputo congrega uma comunidade variada de estrangeiros de diversos países do mundo, principalmente devido à forte presença de ONG’s internacionais a actuar no país. No geral, as pessoas são extremamente simpáticas e têm muito interesse pela cultura popular brasileira, principalmente por causa das músicas e das novelas. Em Tete, embora a presença de estrangeiros seja menor, percebe-se o mesmo tipo de tratamento com relação a estes e especialmente em relação aos Brasileiros.
O que costuma fazer nas horas vagas, finais de semana e feriados? Quais as actividades existentes? Maputo é uma cidade costeira, relativamente grande, que possui não muitas, mas boas opções de bares e restaurantes. A cidade dispõe de algumas discotecas, alguns centros culturais, clubes e cinemas. Sempre há alguma programação cultural interessante. A praia de Maputo não é muito interessante para frequentar, porque é muito suja e a água é poluída mas há pouco mais de uma hora e meia de viagem, encontram-se praias maravilhosas, tanto ao norte quanto ao Sul. Maputo fica também muito próxima das fronteiras com a África do Sul e Swazilândia. Viajando de carro duas horas e meia, encontra - se outras alternativas de lazer muito interessantes, como parques de safari, shopping centers e beleza natural. Já Tete, é a capital da província de Tete. Fica localizada na região centro-oeste do país, no interior. A cidade em si possui infra-estrutura muito precária e muito poucas opções de lazer. O que normalmente se faz num contexto como este é conviver muito com amigos, fazer reuniões e festas. Viajando por volta de 2 horas, pode-se chegar à fronteira do Malawi ou da Zâmbia, cujos atractivos são o Lake Malawi e os parques de safari, respectivamente. Dentro de Moçambique, Tete também está há cerca de duas horas de carro da represa da Hidroeléctrica de Cahora Bassa, onde é possível passar um fim-de-semana agradável, pescar, caminhar, passear de barco, ir ao clube. No geral, os estrangeiros em Moçambique viajam muito. É incomum para mim agora, depois de vir morar aqui, passar mais de um mês sem viajar para algum lugar ou ir à praia.
Quais os pontos positivos e negativos de morar nesse país? Entre os pontos positivos, destacaria a riqueza cultural do povo, o calor das pessoas e as belezas naturais. Entre os negativos, a pobreza, a carência de infra-estruturas, a burocracia, os riscos em termos de saúde.
Qual a curiosidade que mais te chama a atenção nesse país? Embora a língua seja a mesma, o Português Moçambicano parece muito com o Português de Portugal, então, os mal - entendidos em termos de palavras e expressões são bastante comuns. Só para dar alguns exemplos: o nosso famoso ban-aid aqui é chamado de penso rápido, suco é sumo, geladeira é geleira, sorvete é gelado, criança é miúdo e pode ser puto também.
Tem sugestões ou dicas para pessoas que pretendem viver nesse país? - Trânsito - a direcção em Moçambique dá - se pela esquerda (mão inglesa). Se for conduzir em Moçambique é importante tomar muito cuidado durante a fase de adaptação. É muito comum as pessoas caminharem nas estradas intermunicipais, portanto, evite ao máximo invadir o acostamento, especialmente à noite. Animais na pista também são comuns, principalmente nas províncias. Há muitos trechos de estrada em bom estado, mas também há muitos trechos em condições precárias. - Cuidados com a saúde - uso de repelentes e redes mosquiteira para prevenir contra a malária. Cuidados com a higienização de alimentos. Cuidados comuns para prevenir contaminação pelo HIV, pois o país possui alto índice de infectados. - Respeito à cultura local - quem decidir morar em Moçambique deve pautar seu comportamento no respeito às características culturais do país. - Lugares para conhecer em Maputo – Restaurante Costa do Sol, Mercado do Peixe, Café Camissa/Núcleo D’arte, Casino Polana, Coconuts/Lounge. - Praias para conhecer em Moçambique – Ponta do Ouro, Inhambane, Chidenguele, Bazaruto, Pemba. - Não perca a oportunidade de conhecer a culinária Moçambicana, mas cuidado com o piri-piri (pimenta) pois pode ser extremamente picante. Aproveite também para degustar frutos do mar frescos e de excelente qualidade. - O artesanato em madeira é muito interessante. E as capulanas, panos tradicionalmente utilizado pelas mulheres para cingir o corpo, a cabeça ou carregar bebés, com sua riqueza de cores e motivos, constituem-se numa característica da riqueza cultural do país.
E assim terminou a nossa entrevista com Mara, uma brasileira que se veio para Moçambique a trabalho e acabou por se adaptar aos hábitos e modos de vida deste país tropical.
A seguir, deixamos aqui um “link” dum relato feito por uma turista portuguesa que passou as suas férias em Pemba. Não a entrevistamos pessoalmente, porém encontramos o seu relato na Internet e achamos que se encaixava perfeitamente num site turístico.
|
Para análise do potencial turístico em Moçambique, foram tomados em consideração factores como as forças competitivas ... |
A cultura no turismo é um conjunto de valores de cada local. É uma forma de conviver com o passado, de conhecer o património... |