Projecto OSTM

Um Olhar Sobre o Turismo em Moçambique

Importância Social

 

As sociedades contemporâneas, no seu processo de desenvolvimento, têm vindo a promover progressivamente tempos mais dilatados de lazer libertando – se assim, do trabalho. Por outras palavras, a sociedade confronta – se com o tempo livre. Este tempo, muitas vezes, converte – se em crescente problema, e tão complexa vem sendo a sua gestão. Neste mesmo processe de gestão social, se situa o turismo social.

As sociedades actuais tendem a preocupar – se tanto com o lazer como com o trabalho. Na busca de novas modalidades de ocupação do tempo livre, surge uma forte indústria do lazer, apoiada em redes nacionais e internacionais de informação e de comunicação, em resultado do desenvolvimento tecnológico dos transportes. 

No contexto das diferentes sociedades, emergem diferentes modalidades de turismo:

- Nas classes médias e superiores, o turismo realiza – se de forma individualizada ou em grupos muito restritos. Este turismo, individualizado e autónomo, constrói o seu próprio percurso.

O turista das classes médias e superiores, com o capital simbólico de que dispõe, e que se dedica a visitar cidades histórico – monumentais, tende a valorizar os aspectos educativos, históricos e culturais.

- Diferente é o turismo popular e de massa. Este turismo é mais passivo, com obediência a percursos pré – determinados pelos agentes que o promovem. Se o turismo elitista diferencia socialmente, o turismo social de massa tende a uniformizar, tornando acessível o que antes era sinal de distinção. Na medida em que possa provocar uma igualização social, o turismo social conduz à sua revalorização. Não se está, no entanto, perante um turismo cultural, no seu sentido mais rico.

O turismo das classes inferiores, sem capitais simbólicos próprios das classes superiores, parece estar mais voltado para os aspectos lúdicos. O turista limita – se, neste caso, quase sempre a olhar, imerso como está na cultura da imagem e do visual.

O turismo ainda é importante visto que actua sobre o factor social dos países: visa criar emprego, promovendo a melhoria da qualidade de vida das populações residentes.

 

 

Turismo

     Embora não haja uma definição única do que seja Turismo, as recomendações da Organização Mundial de Turismo/Nações Unidas sobre Estatísticas de Turismo, o definem como um conjunto de actividades que as pessoas realizam durante suas viagens e permanência em lugares distintos dos que vivem, por um período de tempo inferior a um ano consecutivo. Tem como fins o lazer, os negócios e outros, sendo o turista por consequência um visitante que se desloca voluntariamente por período de tempo igual ou superior a vinte e quatro horas para local diferente da sua residência e do seu trabalho sem, este ter por motivação, a obtenção de lucro.

 

 

 

Capital, superfície, limites, principais produtos, etnias mais representadas e lugares para visitar...

Viver em Moçambique tem sido para Mara uma experiência de intenso aprendizado e grande crescimento pessoal...

Imp. Social/ Histórica

Free Web Hosting